BLOG
Out of Home já integra on e off. Vai integrar mais conteúdo também
Não estamos prestando atenção, mas o setor é um dos que mais rápido caminha para matar o on/off de vez.
Da Redação
Poucos setores da nossa indústria integram hoje tão bem e de forma tão intuitiva o tal binômio on/off quanto o da
mídia out of home.
É até gozado esse nome out of home, porque depois do mobile, tudo é out of home. Ou melhor, tudo é em todo lugar.
Mas enfim, sabemos do que estou falando e como dizia esse parecer ser o ambiente em que a interação entre o que se faz na vida fisicamente tangível, se beliscar dói, e aquilo que se faz online, onde há uma intermediação tecnológica entre nós e a realidade lá fora, se dá de maneira mais umbilical e fluída.
Isso significa uma revolução enorme para a qual não temos (mea culpa) prestado talvez a devida atenção.
Estamos falando aqui de uma indústria dentro da indústria. Porque veja bem, a MOOH ou DOOH (em que o D responde por digital), integra todos os suportes de comunicação física existentes nas ruas das nossas cidades, como ou seu Cidade Limpa: reúne todo o mobiliário urbano; soma ainda todos os ambientes indoor, como aeroportos, supermercados e shopping centers; agrega ainda aquilo que assistimos nos ônibus, táxis e aviões. E devo estar esquecendo aqui alguma coisa.
É um inventário gigantesco como o qual interagimos de forma natural e habitual quando andamos pelo mundo, vivendo, entende?
O D de digital veio para contribuir de forma inovadora e complementar ao que o setor já produzia e entregava, criando um link agora definitivo e always on para o que vemos e o que consultamos via web. Tudo junto e misturado.
O passo seguinte do setor será ampliar e otimizar todo esse inventário para que abrigue mais e mais conteúdo. Isso já ocorre, mas ainda e forma tímida, porque essa indústria nasceu advertising only. Oco de conteúdo. Aos poucos, serviços foram sendo integrados e chegou a hora de acelerar e aprofundar a presença de mais e mais informações que possam ser ativadas no off e sequenciadas no on. Ou vice-versa. Já que tudo é uma coisa só.
Estamos vivendo um momento único no OOH. Que merece um OOH!!!, de exclamação. Agências e marcas vão perceber isso mais e mais, e todo mundo vai ficar muito feliz com isso.
Fonte: Proxxima
OOH pode se beneficiar com a crise do Modelo de interrupção
Da Redação
Perante o cenário de revolta dos consumidores e do caos nos mercados de anúncios, OOH publicidade emergiu como um claro favorito.
OOH parece ser o meio mais direto e honesto que funciona melhor no modo puro de publicidade. Não há necessidade de preenchimento; portanto, não há interrupção e nem associações negativas acontecem. As pessoas vêem os anúncios OOH, enquanto eles estão em movimento, quando eles estão mais receptivos a receber informações úteis. OOH já é o único verdadeiro meio de massa que restou. Ele é usado igualmente bem em campanhas locais, regionais e nacionais. Esse fator sozinho pode ser a garantia para o futuro brilhante da forma como mais marcas estão redescobrindo seu valor. Mas há muito mais.
Estranhamente, na era digital, a principal métrica para o modelo de interrupção ainda é impressões. Qualquer pessoa que trabalha em vendas de anúncios sabe que é uma moeda especulativa e imprecisa. Para adicionar à ambiguidade, os índices de audiência existentes são principalmente aqueles dos programas e não tanto dos comerciais.
Sendo mantido a um alto padrão de medição para provar a si mesmo, OOH foi além das impressões. Sua simbiose recentemente nascido com engajamento móvel fornece a prova irrefutável de imediato e eficácia da campanha. A integração de OOH como um meio de massa com smartphones é provavelmente a maior desmembramento real no negócio de publicidade desde que o Google AdWords introduziu "pay-per-click”.
A próxima fronteira para alcançar um maior retorno sobre o investimento ad OOH é agregar com campanhas OOH. Tais operações estão sendo feitas mais facilmente a cada dia na medida em que a tecnologia é atualizada.
Também são possíveis recursos em tempo real para OOH usando os dados anônimos de localização do usuário móvel.
OOH é livre de fraude, visibilidade e dispersão da mensagem que causam descontentamento por parte dos anunciantes.
Os primeiros anúncios foram os obeliscos egípcios (daí as OBIE Awards, prêmios de publicidade mais antigos do mundo). Os novos obeliscos hoje - OOH sinais - são transformados pela digitalização e se encaixam perfeitamente na idade moderna. Os 100 anos de rádio e 60 anos de comerciais de televisão com base na interrupção parecem um breve momento de lógica quebrado, em comparação com vários milhares de anos de OOH.
Uma das questões pendentes é a facilidade de programação e compra. Quando OOH é finalmente feita tão fácil para se programar quanto de TV é hoje, se é com a ajuda de programático ou não, o fluxo de dólares de anúncios vai acelerar, e assim ocorrerá com o crescimento da participação do investimento com mídia OOH.
Mídias DOOH e OOH Fixo: Impactação, Visibilidade e Resultado
Da Redação
“Por unir impacto, visibilidade e resultado, a mídia out-of-home (OOH fixo) e digital out of home (DOOH) permite um diálogo mais próximo entre marcas e consumidores, com roteiros inteligentes que cobrem pontos inteligentes de toda a cidade”.
Em três momentos diferentes do dia, a chegada ao trabalho, almoço e volta para casa, as pessoas serão impactadas por mensagens como, por exemplo: “Cansado de tanto trânsito”? “Que tal uma parada para um café Nestlé Alegria”!
Interação
O crescimento do setor DOOH (digital out of home) e OOH (out of home fixo) também está diretamente ligado ao digital que amplia as possibilidades de interação. A Eletrovision e seus cases vêm mostrando o equilíbrio entre interatividade, informação, publicidade, serviço e utilidade pública. Perante o cenário de revolta dos consumidores e do caos nos mercados de anúncios, as publicidades expostas em mídias DOOH/OOH fixo emergem como um claro favorito.
O mercado da mídia DOOH/OOH fixo parece ser o meio mais direto e honesto que funciona melhor no modo puro de publicidade. Não há necessidade de preenchimento; portanto, não há interrupção e nem associações negativas acontecem. As pessoas vêem os anúncios expostos em DOOH/OOH fixo, enquanto elas estão em movimento, quando elas estão mais receptivas a receber informações úteis.
De acordo com a Media Life Magazine, há três razões principais para continuidade da eficácia da mídia DOOH/OOH fixo em comparação com outros meios de comunicação tradicionais. A primeira e mais notável é que, ao contrário de impressa e transmitida, DOOH/OOH fixo não estão vendo os anunciantes migrarem para internet/digital. Outra chave para o crescimento constante do DOOH/OOH fixo é a capacidade de se integrar perfeitamente com a coisa mais quente em publicidade – “mobile”.
Finalmente, as categorias de maiores anunciantes vêm aumentando seus investimentos em DOOH/OOH fixo, segundo a Media Life Magazine. A próxima fronteira para alcançar um maior retorno sobre o investimento ad DOOH/OOH fixo é agregar com campanhas DOOH/OOH fixo. Tais operações estão sendo feitas mais facilmente a cada dia na medida em que a tecnologia é atualizada.
PENETRAÇÃO DOS MEIOS
Segundo pesquisas do setor, o meio de comunicação OOH fixo* ocupa hoje o 3º lugar no Ranking dos meios de comunicação mais vistos pela população. O DOOH* ocupa o 4º lugar.
Composição do Ranking:
1º TV Aberta
2º Rádio FM
3º OOH (Out of Home fixo)
4º DOOH (Digital Out of Home)
5º Internet
As mídias DOOH/OOH fixo já são os únicos verdadeiros meios de massa que restaram. Elas são usadas igualmente bem em campanhas locais, regionais e nacionais. Esse fator sozinho pode ser a garantia para o futuro brilhante da forma como mais marcas estão redescobrindo seu valor. Mas há muito mais.
Mídia OOH Fixo e DOOH prevê retorno com vigor no pós-pandemia
Empresas do setor acreditam que o interesse dos anunciantes e as novas ferramentas tecnológicas seguirão impulsionando o segmento
Da Redação
Assim como praticamente todos os demais segmentos econômicos, o setor de mídia out-of-home teve seu planejamento de 2020 virado do avesso assim que os primeiros sinais do novo covid-19 se tornaram uma ameaça real na vida dos brasileiros. Diferentemente dos demais segmentos de veículos, no entanto, os impactos da pandemia no OOH fixo e Digital devem ser analisados de forma ainda mais cautelosa por conta do histórico recente do segmento.
Nos últimos anos, todos os relatórios de investimentos em mídia e publicidade apontavam a mídia out-of-home como uma das mais crescentes forças na conexão entre marcas e seu público-alvo. No balanço do Cenp-Meios referente ao ano de 2019, construído com base em informações coletadas junto a 226 agências de publicidade de todo o Brasil, a mídia OOH fixa e Digital respondeu por 10,5% de todo o share de investimento publicitário no País, angariando para si o título de terceira força do setor, atrás apenas da TV aberta e da internet.
Sofrer a reviravolta de uma crise sem precedentes em um período de intenso crescimento vem sendo uma prova difícil para o segmento. O histórico anterior, no entanto, acaba sendo um alento – e uma esperança – para o período pós-pandemia, quando as pessoas voltarem a ocupar as ruas e retomarem as atividades cotidianas de trabalho e lazer. Embora não consigam fazer previsões de quando a rotina da população retomará a normalidade, de uma coisa os executivos do segmento não têm dúvidas: assim que isso acontecer, o setor de OOH fixo e Digital será um dos primeiros a se recuperar de forma mais rápida e consistente.
O setor ainda não tem temos uma visão clara de como a economia se reestabelecerá até o final do ano e, por isso, como o segmento publicitário responderá. O setor tem certeza de que a retomada será forte para empresas de OOH fixo e DOOH.
As empresas de ooh vislumbram um cenário positivo para o meio, e acreditam que o setor terá uma retomada em breve. O setor contempla ainda que, o maior momento do OOH fixo e Digital ainda está por vir e será quando as pessoas puderem retornar às ruas, onde eles estarão prestes a conhecer o que será o ‘novo normal’ das pessoas em relação a tudo: à vida, às relações humanas e a nova jornada de consumo pós covid-19.
Fonte adaptada: M&M
O que é Mídia OOH? Já parou para pensar que a cada dia as grandes cidades estão mais movimentadas e as pessoas passam cada vez mais tempo nas ruas, em shoppings, transportes, no trabalho e na faculdade? Pois é, chegou a hora de saber como a sua empresa pode e deve aproveitar esse cenário!
Da redação: 17/09/2020
A Mídia OOH/DOOH ou Mídia Out of Home é muito oportuna na sociedade agitada na qual vivemos hoje em dia.
Isso porque apesar do crescimento populacional estar decaindo, segundo o IBGE, somos quase 210 milhões de habitantes. São Paulo é o estado mais populoso do Brasil. De acordo com as estimativas populacionais da Fundação SEADE (julho de 2020), o estado de São Paulo possui 44.639.899 habitantes. Com uma área territorial de 248.219 km², a densidade demográfica é de 179,84 habitantes por km². Número significante, não é mesmo?
Pois é, tal dado representa ruas e estabelecimentos superlotados. E a Mídia OOH é justamente aquela que aproveita esse espaço para alcançar as diversas pessoas expostas ao meio urbano todos os dias. Aliás, imaginemos os seguintes cenários:
- Gente por todos os lados correndo cheias de pressa;
- Espremidas nos trens indo de um canto a outro;
- Paradas nos seus carros esperando o semáforo abrir;
- Nos pontos de ônibus lotados com o clima completamente adverso.
E então, parece ou não possível alcançar e se comunicar com essas pessoas? Sim, com certeza é possível, pois esse é o papel da mídia externa!
Ou seja, já pensou em ter a sua marca exposta em lugares com grande potencial de visibilidade diário?
Então acompanhe com a gente o que é o OOH (Out of Home), e como suas propagandas e ações de marketing podem alcançar muito mais pessoas em pouco espaço de tempo! Antes, dá só uma espiadinha neste conteúdo:
O que é a Mídia OOH?
A Mídia OOH é qualquer tipo de mensagem ou comunicação transmitida por uma propaganda capaz de atingir um consumidor enquanto ele está fora de casa. Seja por meio de propagandas envolvendo distribuição gratuita de produtos, sejam nas publicidades expondo slogan e logotipos ou, ainda, apresentações macro com o propósito de chamar a atenção do público.
Bom, esses exemplos são apenas alguns nos quais a mídia OOH está presente, com eles você pode perceber o grande poder estratégico dela, não é mesmo?
Isso porque quando se investe na aproximação com o cliente por meio de oportunidades massivas as suas chances de alcance se tornam muito maiores. Agora, para entender cada vez melhor o que é a mídia OOH e como ela age no dia a dia urbano vamos conhecer suas três vertentes e como você pode aproveitá-la para vender mais!
As 3 principais vertentes em Mídia OOH
Bem, é comum entender a OOH como algo exclusivamente ligado a outdoor, mas o outdoor é apenas uma das maneiras de expor esse formato de mídia. Pois na verdade existem 3 tipos de OOH. São eles:
Bem, agora que você já conhece os tipos de mídias externas é hora de entender exatamente o porquê são importantes para a sua empresa. Vamos lá?
Porque é importante o uso de OOH?
Bom, pare agora, pense, e se questione:
“Eu passo mais tempo fora ou dentro de casa?”
“Qual é o lugar no qual eu passo mais tempo?”
Pensou?
Apostamos que mais da metade do seu dia você está fora de casa e o lugar no qual mais passa tempo é na rua, no trabalho ou na universidade. Ou nos três. Acertamos, não é? Além disso, é claro que você também passa algum tempo no trajeto para esses lugares, certo?
Por isso, a Mídia OOH está presente nas grandes avenidas e ruas das capitais e grandes cidades metropolitanas Ou seja, se você pensa em aumentar as vendas, gerar mais visibilidade para a sua marca e, ao mesmo tempo, atrair cada vez mais pessoas, a mídia externa é um ótimo investimento. Isso porque pessoas expostas às informações urbanas tendem a prestar atenção naquilo que está a sua volta. Afinal, sua atenção está “livre”.
Dessa forma, se encontrarem alguma movimentação ou exposição atípica, intrigante ou atrativa, há uma enorme probabilidade de perceberem e interagirem com a mensagem transmitida. Com isso, o retorno da sua publicidade tem chances de ser cada vez maior.
Empolgado com a ideia? Então vamos conferir mais vantagens de usar esse tipo de mídia:
Vantagens em usar a OOH - Grande alcance massivo
Conforme já mencionamos aqui, a Mídia OOH fica exposta em locações onde há grande volume de pessoas transitando. Isso faz com que muita gente tenha contato com o impacto da sua comunicação, massificando a mensagem de forma gradativa. Assim, se o seu objetivo é quantidade, investir nesse recurso é uma solução inteligente. Isso porque uma simples peça pode impactar os mais variados perfis de consumidor repetidamente, já que pessoas diferentes passam diversas vezes pelo mesmo lugar.
Mas nem toda Mídia OOH é extremamente abrangente. Você também pode utilizar esse recurso para atingir públicos específicos e disseminar mensagens segmentadas!
Quer saber como? Vem com a gente!
Segmentação
Dependendo dos elementos que você utilizar na construção da sua OOH, isso direciona a sua mensagem a um determinado público.
Por exemplo, informações segmentadas ou que possuem “humor de nicho”, estarão condicionados a exatamente um perfil de consumidor. Aliás, a mídia OOH também pode ser aplicada em ambientes internos. Isso permite que você direcione sua campanha de acordo com os hábitos de consumo do seu público-alvo dentro de um local estratégico. Ou seja, estabelecimentos como academias, farmácias ou lojas podem ser o ponto chave para divulgar a sua OOH e impactar consumidores específicos, permitindo a construção de uma mensagem mais personalizada e dirigida.
Contato frequente com o público alvo
Essa é uma das vantagens mais claras no momento de planejar as estratégias de mídia OOH para a sua campanha de comunicação
Isso porque seja ela orientada ao fixo ou ao móvel, ao abrangente ou ao segmentado, o contato das suas peças com o público-alvo dificilmente será vago ou inconstante.
Pois esse tipo de comunicação tende a ficar na memória das pessoas, chamando-as para junto da marca e despertando gatilhos mentais. Por isso, investir na Mídia OOH é uma maneira inteligente de reforçar mensagens breves, o que pode proporcionar um crescimento poderoso nas suas vendas em curto prazo e na relevância da sua marca em longo prazo.
Flexibilidade geográfica
Bom, aqui queremos destacar a praticidade de poder determinar o alcance geográfico das suas campanhas. Isso porque você pode optar por mídias fixas, ou seja, se o seu objetivo for alcançar as mesmas pessoas em um local específico essa é a melhor opção. Agora, se o seu objetivo contempla pessoas variadas em lugares diversos você só precisa optar pela mídia móvel e abraçar o mundo!
Baixo custo de investimento
Bem, a mídia OOH digital é com certeza a mais vantajosa financeiramente, isso porque por ser exibida, na maioria das vezes, por meio de dispositivos móveis é possível eliminar custos com impressões, logística de transporte etc. Além disso, seu custo de produção também é baixo, visto que todo material é desenvolvido no ambiente digital. Já a mídia impressa pode exigir investimentos maiores, no entanto, se você contar com profissionais especializados na empresa é possível eliminar o custo com agências ou auxílios do tipo.
O maior desafio no uso da Mídia OOH
Por associarem Mídia OOH apenas a outdoor, há quem diga que Mídia OOH é uma forma ultrapassada de comunicação entre marcas e pessoas, contudo a realidade de algumas grandes cidades nos mostra o contrário. Por exemplo, os EUA entendem o seguinte: onde tem muita gente, pode e deve ter muita exposição de marca. Por isso, há anos Nova Iorque, cidade mais populosa do país, é um dos maiores locais de concentração da Mídia OOH no mundo! Aliás, a Times Square, área formada pela junção da Broadway com a Sétima Avenida, tem para todos os lados outdoors e painéis eletrônicos expondo propagandas em geral.
Ainda assim, mesmo a Mídia OOH tendo a capacidade de alcançar muitos ao mesmo tempo, ela enfrenta um inimigo quase invisível na missão de chamar a atenção dos clientes nas ruas: grandes pacotes de dados móveis nos smartphones. Isso porque se torna mais difícil o processo de ter as pessoas olhando atentas para o mundo ao seu redor. Afinal, elas estão quase sempre atentas aos seus telefones, concorda?
Por isso, imagine que, na fração de segundo que você tiver seu cliente em potencial olhando para sua mídia Out of Home você tem de produzir um gatilho mental forte o bastante para ser capaz de suscitar dúvida ou curiosidade nessa pessoa.
A boa notícia é: aqui não temos uma missão impossível! Afinal, como diz Ethan Hunt – Personagem de Tom Cruise na franquia Missão Impossível – “Para toda missão impossível, existe um plano possibilitador!”.
Assim, “sua missão, amigo leitor do nosso BLOG, caso queira aceitar” é: ser brilhantemente criativo e considerar todas as possibilidades de ideias para chamar a atenção das pessoas nas ruas!
Mas fique tranquilo! Pois apresentaremos a seguir 6 dicas práticas que servirão como armas poderosas para você desenvolver uma Mídia OOH de sucesso e vencer essa batalha.
Como usar a OOH? 6 dicas para utilizar o Marketing Externo
1 - Escolha uma comunicação simples, mas bem elaborada;
2 - Na escrita, opte por fontes maiores e claras, de fácil leitura;
3 - Seja objetivo, cativante e busque oferecer um diferencial atrativo;
4 - Ousadia e criatividade fazem toda diferença;
5 - Alinhe conceito com um design arrojado;
6 - Coordene seu departamento de marketing para realizar campanhas de Mídia OOH considerando táticas atuais de marketing e publicidade.
Torne a sua marca super presente na mente e na rotina do cliente com a mídia OOH
Depois de ler este conteúdo você também pode desenvolver propagandas com a mídia OOH para divulgar a sua marca, e o investimento não precisam ser tão grandiosos. Isso porque aprendemos hoje o quão alto é o poder de alcance de tais ações e como isso pode atrair clientes para sua empresa a médios e longo prazo.
Além disso, destacamos que, se você for simples na estrutura comunicativa, criativo e chamativo na construção do seu case de OOH, terá a eficácia que deseja. Por isso, não perca mais tempo, use todas as dicas apresentadas até aqui, adapte-as da maneira que mais fizer sentido para a realidade da sua empresa e torne sua marca super presente na mente do consumidor. Mas lembre-se: você terá, quase sempre, poucas chances de capturar seu cliente, Agente 007. Então, seja criativo! Você tem uma única bala.
Os produtos da Eletrovision dooh estão aqui para te ajudar. Por isso, capriche!